Quem somos

Há mais de 25 anos trabalhando com médicos, profissionais e instituições da área da saúde. Através das ferramentas de marketing digital auxiliamos na divulgação, comunicação e na consolidação de sua identidade corporativa.

Marketing Médico

O que preciso saber? Como aplicar? Por onde começar?

Marketing médico

Uma estratégia essencial

O marketing permeia todas as esferas de atividade, funcionando como um componente essencial para empresas divulgarem seus produtos, disseminarem seus valores, e interagirem com clientes e o mercado. No setor de saúde, este conjunto de estratégias é conhecido como marketing médico.

Na atualidade, torna-se imprescindível que profissionais de saúde invistam na promoção de seus serviços utilizando técnicas de marketing eficazes e capazes de gerar resultados sustentáveis. O marketing médico é fundamentado na criação de estratégias de marketing adaptadas especificamente para o contexto da saúde, empregando ferramentas e soluções de maneira ética e responsável.

Além de ser uma ferramenta para promoção e divulgação, o marketing médico também desempenha um papel crucial na educação e no engajamento do paciente. Estratégias eficazes não apenas informam os pacientes sobre serviços e tratamentos disponíveis, mas também promovem a conscientização sobre questões de saúde, prevenção e opções de cuidados. Nesse contexto, o marketing médico vai além da simples publicidade, transformando-se em um canal para fortalecer a relação entre médicos e pacientes, aumentando a confiança e o entendimento mútuo. Esta abordagem centrada no paciente é essencial para um marketing médico responsável e efetivo.

Implementação

Primeiros passos

O ponto de partida para uma estratégia de marketing médico eficaz é desenvolver um plano inicial com metas claras e mensuráveis. É crucial também estabelecer as plataformas fundamentais que apoiarão a promoção dos seus serviços. Uma lista essencial de ferramentas para seu projeto incluiria: desenvolvimento da marca, criação de papelaria e materiais promocionais para uso interno e externo, desenvolvimento de um website robusto e ativação nas redes sociais.

Uma vez que estas ferramentas e plataformas estejam implementadas, você poderá iniciar um plano de divulgação com campanhas de marketing digital. Cada médico, especialidade e região demandará uma abordagem única, planejada e executada com meticulosa atenção aos detalhes.

Publicidade médica

Legislação e resoluções

Muitos médicos e clínicas questionam sobre as possibilidades de publicidade e divulgação dos seus serviços, especialmente na internet. A resposta é afirmativa: é permitido, porém com cautela e seguindo as normativas estabelecidas.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.336/23, os médicos podem promover seus serviços, tanto de forma tradicional quanto online. Essa resolução modernizada permite a divulgação em redes sociais, a publicação de preços de consultas, e até mesmo campanhas promocionais. Importante salientar que qualquer uso de imagens de pacientes deve ter caráter educativo e seguir critérios específicos para evitar a identificação do paciente.

No entanto, há práticas estritamente proibidas como a publicidade de medicamentos e a venda casada, mantendo o foco da medicina como uma atividade meio, não apenas comercial. A nova resolução também destaca a importância da precisão e da responsabilidade ao disseminar informações médicas, enfatizando que a publicidade deve ser ética e transparente, evitando informações médicas imprecisas ou não comprovadas.

Essa resolução, além de refletir uma modernização necessária, foi desenvolvida após um processo extenso de revisão e consulta pública, garantindo que as práticas de publicidade médica sejam adaptadas às realidades atuais e mantenham a integridade e a ética necessárias na relação médico-paciente​ (Portal CFM)​​ (CRM-PR)​​ (Agência Brasil).